10 anos de geração de energia solar

No dia 17 de abril, o Brasil atingiu o marco de 10 anos consecutivos de produção de geração distribuída de energia. A data é celebrada tendo como marco inicial que, no mesmo dia em 2012, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou as regras que facilitassem o acesso à geração distribuída.

O que é geração distribuída (GD)?

GD é uma expressão usada para designar a geração elétrica realizada junto ou próxima do consumidor independente da potência, tecnologia e fonte de energia. Os métodos mais comuns de GD são: Co-geradores, geradores que usam resíduos combustíveis de processo, geradores de emergência, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e, claro, placas fotovoltaicas.

A maior vantagem da GD em relação aos meios convencionais é a liberdade de controle de cargas para que estas se adaptem à oferta de energia. Além disso, tem a economia em transmissão e reduz as perdas nestes sistemas, melhorando a estabilidade do serviço de energia elétrica. Fora que muitos dos GDs, como a fotovoltaica, são extremamente benéficos ao meio ambiente.

10 anos compensando por emissão de poluentes na atmosfera.

Trazendo para a nossa área de expertise, o uso da energia solar na GD gera um impacto enorme no meio ambiente considerando o quanto o aumento dos gases de efeito estufa tem afetado o meio ambiente. É inegável que estamos vivendo uma transição climática severa e somos os primeiros a ser prejudicados com temperaturas extremas, tanto para o frio quanto para o calor, chuvas torrenciais fora de época assim como secas onde não deveria ser tão grave. Com 10 anos com a energia solar, sendo responsável por 98% da GD nacional, foram 18 milhões de toneladas de gases poluentes que foram poupados de serem levados à atmosfera. O equivalente ao plantio de 22 mil árvores. Quanto mais for propagado o uso de meios não poluentes como a energia solar, mais o nosso sensível planeta agradece.

Superando uma gigante

Além da comemoração de 10 anos regulamentados de GD, outro marco que deve ser lembrado é que no mesmo período o Brasil atingiu a marca de 14GW de potência instalada na geração de energia solar. Para termos de comparação, a usina hidrelétrica de Itaipu, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo, desde sua inauguração em 1984, produziu mais de 2,8GW.

Se já não bastassem os recordes sendo quebrados na parte técnica, com a popularização da tecnologia fotovoltaica e milhões de novos usuários, consequentemente teremos um grande aumento nas áreas de influência do setor. Os investimentos ultrapassam os 74 milhões de reais e mais de 420 mil empregos acumulados desde 2012.

O setor da energia solar é uma força a ser reconhecida e já é hora de você fazer parte dela! Tenha o Sol como seu aliado e venha conhecer na prática todas as vantagens de ter sua própria usina de energia!

Entre em contato conosco no nosso WhatsApp e se informe.

👉 (53) 99951-6938

Ou visite uma de nossas lojas:

👉 Em Pelotas: Av. Adolfo Fetter, 912. Recanto de Portugal. Fone: (53) – 3342-0999;

👉 Em Rio Grande: Oceantec Parque Tecnológico da FURG. Fone: (53) 3342-9099;

 

Converse com a gente!